POLO UAB DE CATALÃO/GO

POLO UAB DE CATALÃO/GO
O Polo Catalão UAB é uma unidade operacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil de educação a distância. Um programa do Ministério da Educação, que visa integrar universidades públicas para oferecer cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária presencial. Trata-se de uma parceria entre o Município e o MEC, com o objetivo de proporcionar à população catalana e da região cursos de graduação, especialização e/ou capacitação, na modalidade de ensino a distância (EAD), em diversas áreas de atuação. O processo de seleção para ingresso em cursos ofertados pelas Universidades através do programa UAB é realizado por meio de vestibular, dessa forma é exigido dos candidatos que tenham concluído o ensino médio. Alunos formados em cursos, na modalidade a distância, têm direito a diploma equivalente ao dos cursos presenciais. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Situação da EaD do IF Goiano para 2016!

Situação da EaD para 2016

Entrada
x

IF Goiano Coordenação Regional EaD Urutaí

Anexos17/12/15

Bom dia senhores coordenadores, sei que todos nós estamos anciosos pelo cenário da EaD do IF Goiano para 2016. Até o momento o que temos de informaões é que não abriremos novas turmas no primeiro semestre de 2016, pois o FNDE não irá mais financiar novas turmas, apenas manterá as turmas que estão em andamento até o final de 2016. O novo programa de financiamento da Ead terá sua portaria de regulamentação emitida entre fevereiro e março de 2016 e só então poderemos abrir edital de seleção para novas turmas e novos bolsistas para início das aulas em agosto/2016. 
(...)

Att,

Prof. Me. Waltenir Alves de Faria
Coordenação Regional EaD
IF Goiano Câmpus Urutaí

Comunicado CIAR/UFG - Perspectivas da UAB para 2016


Assessoria de Comunicação Ciar-UFG

Anexos22/12/15 (Há 13 dias)


Prezados Coordenadores de Cursos UAB da UFG e Coordenadores de Polos UAB do Estado de Goiás,

Ao longo deste ano, vivenciamos muitas incertezas com relação aos cursos e ao próprio sistema Universidade Aberta do Brasil. Com o corte orçamentário da CAPES, a oferta de novas turmas prevista para 2015 foi suspensa e houve diminuição drástica tanto no número de bolsas quanto na verba de custeio das instituições partícipes. 

A Universidade Federal de Goiás sofreu um corte considerável no seu recurso e enfrentou o desafio de dar continuidade aos seus cursos UAB com apenas 13,5% do custeio pactuado para 2015. A equipe administrativa financiada pela UAB na UFG, que envolve profissionais das secretarias dos cursos e do CIAR, também foi reduzida em mais de 50%. 

Para 2016, a perspectiva é de retomada de novas ofertas, referentes ao edital 75/2014 da CAPES, suspenso até o momento. Contudo, o orçamento para o próximo ano não prevê a abertura de novos cursos. De acordo com a Direção de Educação a Distância (DED) da CAPES, as propostas submetidas pelas instituições em abril de 2015 (em anexo) sofrerão cortes. Serão priorizados os cursos de formação inicial (licenciaturas) e continuada de professores (neste caso, parte das especializações). Haverá novos cálculos de fomento, tanto de bolsas quanto de custeio, mas ainda não definidos.
 
A DED também recomendou que as instituições planejassem os processos seletivos de alunos para o segundo semestre de 2016, pois ainda não definiram data para publicação do resultado final do edital.
 
Em meio a todas essas dificuldades, agravadas pelos movimentos de greve que ocorreram neste ano na instituição, os 8 cursos de graduação e os 10 cursos de especialização da UAB não foram interrompidos, graças ao comprometimento de suas coordenações, professores, tutores, toda a equipe administrativa do sistema na UFG, e ao esforço e à parceria dos mantenedores dos Polos, visando essencialmente a continuidade do ensino público e de qualidade. 
 
Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para agradecer, também, às Prefeituras e à Secretaria de Estado da Educação de Goiás, aos Coordenadores de Polos e suas equipes, pelo trabalho em conjunto com a UFG.

A todos vocês, nosso muito obrigado, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Equipe do CIAR/UFG e Coordenação UAB/UFG.